sábado, julho 20, 2024
spot_img
InícioAnálisesAnálise de água e efluentes: por que fazer na sua indústria?

Análise de água e efluentes: por que fazer na sua indústria?

A análise de água e efluentes é benéfica para as empresas, colaboradores e sociedade

A água é essencial para muitos setores da indústria. Por exemplo: você sabia que mais de 70% de toda a água utilizada na agricultura no Brasil é destinada aos sistemas de irrigação? E que mais de 400 mil litros são utilizados no processo de fabricação de um único automóvel?

Os dados mostram que a água é mais do que importante para manter uma fábrica ou indústria funcionando, independentemente da atuação. 

Entretanto, o uso da água no setor industrial não é desordenado. Existem padrões de exigências e de qualidade que avaliam a procedência da substância, atentando que seu uso é indicado para a produção e para o consumo humano. 

Mais do que isso, a análise de água e efluentes atesta que a substância é de confiança, minimizando os riscos de contaminação tanto em clientes quanto em colaboradores internos.

Lembrando que água contaminada pode ser a causadora de muitas doenças, como hepatite A, leptospirose, cólera, febre e muito mais. 

Sendo assim, é de extrema importância que as empresas façam análise de água e efluentes na sua indústria. Isso ajudará a destinar a água para os melhores setores da recreação. Além de evitar multas e problemas judiciais com os órgãos fiscalizadores, que existem para verificar os padrões de qualidade da água nas empresas. 

Se você ainda não sabe os motivos para fazer análise de água e efluentes na sua indústria, preparamos este conteúdo especial sobre o assunto. Vamos explicar a importância da tarefa, além de mostrar onde realizar o procedimento de maneira segura, correta e de acordo com a legislação. 

Acompanhe a leitura com a gente!

Mas afinal, o que é análise de água e efluentes?

É um procedimento que busca avaliar padrões de qualidade de água estabelecidos pela legislação, por meio de análises que mostram características importantes, como temperatura, pH, demanda química de oxigênio, sólidos em suspensão e outros parâmetros. 

Para que você entenda melhor, vamos exemplificar: a resolução CONAMA número 430/2011 define algumas condições para o lançamento de efluentes na água, definindo parâmetros para análise. Destacam-se:

  • Temperatura inferior a 40 graus celsius;
  • pH entre 4 a 9;
  • Ausência de materiais flutuantes;
  • Nível máximo permitido de materiais sedimentares;
  • Quantidade máxima permitida de óleos e graxas.

O Conselho Nacional de Meio Ambiente também exige que os responsáveis pelas fontes polidoras a monitorar os efluentes despejados, tornando como base amostras representativas. 

De acordo com os resultados obtidos pelos laboratórios de análises de água e efluentes, é possível controlar o descarte do componente sem comprometer os corpos receptores ou atividades da indústria. 

Importância de realizar análise de água e efluentes na indústria

A análise de água é importante para garantir que a substância esteja dentro das exigências de qualidade, tanto para o consumo humano quanto para as atividades da indústria. De acordo com os exames físico-químicos e microbiológicos, é possível identificar os aspectos patogênicos que podem causar doenças. 

Já a análise de efluentes, serve para verificar quanto a água descartada está contaminada, podendo, assim, destinar o melhor tratamento. Isso evita que substâncias poluidoras prejudiquem diretamente a natureza e seus diversos ecossistemas, além da saúde humana. 

Essas análises são baseadas em legislações federais, estaduais e municipais, além de decretos e resoluções de órgãos competentes, como o Ministério do Meio Ambiente, Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

Sendo assim, a empresa ganha algumas vantagens para gerenciar e atenuar impactos ambientais, estimar ações de melhorias e correção e se enquadrar nas legislações específicas que regulamentam os diferentes usos da água. 

Saiba 3 benefícios que as empresas ganham ao fazer análise de água e efluentes

Além de minimizar os impactos ambientais, que podem ser extremamente prejudiciais para a sociedade, fazer análise de água e efluentes traz alguns benefícios para a empresa e indústria. Estamos falando de redução de custos e até diminuição nos problemas com marca e colaboradores. Entenda melhor:

Boa imagem da empresa

Uma empresa que se preocupa com a qualidade da água mostra que se preocupa com seus clientes e parceiros. Além disso, isso pode promover outros benefícios, já que mostra que a empresa se preocupa com a conservação do meio ambiente, evitando problemas com militantes anti atividades industriais. 

Para quem atua no setor alimentício, fazer análise de água é ainda mais importante, já que mostra uma preocupação direta com a saúde do consumidor. Neste caso, qualquer risco pode ser fatal.  

Menos riscos de contaminações

Como já falamos, uma boa qualidade da água evita contaminações de até mesmo uma cidade inteira. Mas, além disso, a análise de água também pode ajudar internamente. 

Isso porque você minimiza as chances de que seus próprios colaboradores sejam contaminados. Isso evita problemas gigantescos, como processos trabalhistas, gestão de crise e muito mais. Isso sem falar na diminuição da rotatividade dos times, que se sentem mais seguros ao trabalhar na indústria. 

Economia

De maneira geral, a análise de água e efluentes pode trazer uma série de benefícios para a saúde financeira da sua indústria. 

Afinal, com as análises em dia, você evita multas por não atender os padrões de qualidade dos órgãos fiscalizadores. Do contrário, podem acontecer multas altíssimas, podendo levar até mesmo às paradas de produção. 

Também vale lembrar que a análise de efluentes ajuda a destinar a água para os tratamentos adequados. Em alguns casos, é possível reutilizar a água para irrigação, lavagem de maquinário e por aí vai. 

Faça análise de água e efluentes no laboratório da Exacty!

Ao procurar por uma empresa especializada para realizar análise de água e efluentes na sua indústria, não deixe de considerar a Exacty para fechar negócio. Temos análises em águas superficiais, subterrâneas, potável, bruta, residual, mineral, tratada, envasada e gelo. 

Temos expertise para te ajudar na análise de água e outras substâncias, como combustível e resíduos sólidos. Os consultores técnicos vão te ajudar a entender os resultados analíticos de maneira completa e de acordo com o seu tipo de empresa.

Aproveite para fazer a sua consultoria gratuita de análise de água. Em até 24 horas vamos entregar o orçamento e oferecer o melhor atendimento em todas as etapas do processo. 

 Agora que você já sabe mais sobre os análise de água e efluentes, acesse o nosso site para conferir as incríveis vantagens que oferecemos para empresas de todos os setores. 

- Advertisment -
Orçamento

Recentes